concepção científica do que acontece

[sex] 24 de julho de 2009

Pelo científico que há na ciência. E enquanto cientistas sociais em formação, e socialistas, na nossa luta cotidiana por um outro mundo necessário, na construção de um movimento nacional por uma universidade popular, critica e criativa, na luta por uma projeto de educação que seja construindo pelo povo e para o povo explorado e oprimido… essa reflexão de Caio Prado é vital!

A concepção metafísica das “essências” – o que as coisas são – precisa dar lugar nas ciências humanas, de uma vez por todas, como já deu há tanto tempo nas ciências físicas, à concepção científica do que acontece. Concepção essa em que o próprio ser não é se não o acontecer. É o que “acontece” que constitui o conhecimento científico; e não o que é. Precisamos saber que acontecerá, ou pode ou deve acontecer no curso da revolução brasileira. E não indagar de sua natureza, daquilo que ela é, da sua qualificação, definição ou catalogação.” (A revolução Brasileira, Caio Prado Jr.)

Já havia lido, mas numa navegada hoje pela rede, num en passant… aciono o copia-e-cola nesta citação de Caio Padro Jr. feita pelo Camarada Caetano Patta, da Sociais da USP.

Uma resposta to “concepção científica do que acontece”

  1. Caetano Patta Says:

    Na luta por uma Universidade Popular!

    Um abraço, meu camarada!

    Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: