a terceira margem do rio

2015, abril 14, terça-feira

———————————————————–¬
garapuvu – a canoa que brota do chão é um blogue, um depósito de ideias, fragmentos e notas soltas; um espaço/não espaço/ que me transporta para outros momentos no espaçotempo, como uma nau que conecta os seres de distintos territórios; conecta o aqui e agora com fragmentos de um passado esquecido e rememorado, diacronicamente falando, e o cosmonauta, que enuncia e registra os fragmentos apreendidos deste universo, aos navegantes de distintos portos que navegam pela rede e aqui chegam, sincronicamente falando.

é um blogue quase diário. e a referência a uma árvore², que na origem etimológica de seu nome, pode ser assim traduzida como a canoa que brota do chão, que os indígenas utilizavam no fabrico da canoa de um pau só. garapuvu é uma árvore pioneira, de crescimento acelerado, gigantesca, bela, e que ao terminar sua existência enquanto ser vegetal, é absorvida culturalmente e vertida em canoa, meio de transporte e translado. garapuvu² entre outras coisas é a árvore símbolo¹ do município de florianópolis, minha casa. por isto e por tantos outros significados…

«se partirmos da imagem que todo indivíduo é, metaforicamente falando, uma ilha, nada melhor do que canoas para conectá-los. logo, este blogue, terapeuticamente, serve para este navegar... e com o perdão do trocadilho, de nós a nós.»
 notas de rodapé:
 ¹ lei municipal 3.771, de 15 de junho de 1992
 ² o schizolobium parahyba (vell.) s.f. blake é também conhecido como bacurubu, bacuruva, bandarra, birosca, breu, espanador-do-céu, fava divina, faveira, ficheira, garapivu, guaburuvu, guapiruvu, guapurubu, guarapivu, guarapuvu, paricá, pataqueira, pau-de-canoa, pau-de-tamanco, pau-de-tambor, pau-de-vintém ou umbela.

para saber mais sobre o garapuvu, a árvore, vale assistir ao programa «um pé de quê?», que é bem bacana.
nota adicional: a lenda do jovem garapuvu.

~~~ «« anterior
próximo »» padê

Publicado
14/04/2015 14:58:03
editado:
23/12/2018 17:44

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: