papéis e valores

[sex] 7 de abril de 2017

revisando as aulas de hoje… todos estão falando de poder, dessa coisa que leva os individuos a permenecerem coesos e/ou em conflito. que leva a gente a agir…

a coerção social produzida pelos fatos sociais e o estado de anomia; o poder que emana da autoridade legitima ou da dominação não legítima; e a ideologia, a consciência de classe e a alienação.

 

***

estava tentando definir esse aperto, essa revolta… ESTOU ANGUSTIADO.

chega, desisto. essa escola que está ai não foi feita para aula expositiva. eu não fui feito para aula expositiva. volte aquelas estratégias lá do começo, use tua intuição bicho, não se deixe cooptar. o governo quer cinquenta avaliações para os cinquenta estudantes por turma das cinquentas turmas que tu tem… faça-as. mas do seu jeito.

coisa para abolir: nota do caderno e aulas expositivas-impositivas. coisas para adotar: estratégias de trabalho coletivo/grupo. outra coisa importante… fugir da sala, ocupar outros espaços da escola, dar autonomia ao processo… deixá-los mais soltos… ser menos fiscal de obra e mais orientador do processo, respeitando as diferenças… parar de nivelar por baixo – e ainda assim excluir uma penca. buscar a empatia, buscar a cumplicidade… buscar o respeito. te auto respeitar para poder respeitá-los. voltar a gostar de estar em determinadas turmas… não senti-los como um fardo ou estorvo.

pra isso: planejamento bichinho… nada de improvisos, se improvisar… que seja sobre o planejado já.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: