to put it in a nutshell: os enigmas da singularidade.

[sex] 2 de novembro de 2018

tomar nota: assim, do nada, mais tristeza e um cansaço absoluto. hoje, alterno entre a vontade de chorar e a de dormir.

***

«CAPITÃO: Falo de minha própria experiência. A verdade, nada mais que a verdade. Nenhuma ficção.
SR. MARTIN: Isso mesmo. A verdade nunca é encontrada em livros, somente na vida.» A CANTORA CARECA. Eugène Ionesco

***

«ilusão mecanicista da nossa inteligência que filma o devir» BERGSON, H. Creative evolution. London: MacMillan and Co, Limited, 1922, p. 274

***

«Para Arendt (1995), o ponto crucial é (“to put it in a nutshell”): “a necessidade da razão não é inspirada pela busca da verdade, mas pela busca do significado. E verdade e significado não são a mesma coisa” (p. 14).» Vanessa Sievers de Almeida, em «A distinção entre conhecer e pensar em Hannah Arendte sua relevância para a educação»

***

«Neste contexto, a necessidade de considerar as diferentes exposições, fatores biológicos e comportamentais no desenvolvimento de pesquisas epidemiológicas ocasionou o surgimento de um novo conceito – o expossoma. Este termo é relativamente recente e foi desenvolvido por Wild⁷ (2005), que o considera como a totalidade das exposições humanas durante toda a vida, desde o momento da concepção até a morte. Miller e Jones ⁸(2014) refinaram o conceito do expossoma como a medida cumulativa de influências ambientais e respostas biológicas associadas, incluindo exposições do ambiente, dieta, comportamento e processos endógenos, ao longo da vida. Ele se desenvolve, concomitantemente, em três domínios. Os fatores internos são aqueles únicos dos indivíduos, como fisiologia, idade, morfologia corporal e o genoma do indivíduo; os fatores externos gerais incluem nível educacional, condição socioeconômica, fatores sociodemográficos e local de residência; e os fatores externos específicos englobam dieta, exposições ambientais, ocupacionais e estilo de vida, por exemplo.¹ ⁴» Kelly Polido Kaneshiro Olympio et al. «O expossoma humano desvendando o impacto do ambiente sobre a saúde: promessa ou realidade?»

***

acima, uma mapa, um itinerário, da pouca leitura fragmentada e caótica de hoje… começando pelo expossoma humano, passando por fragmentos de «Autismo – a cada um seu genoma» de François Ansermet e Ariane Giacobino, e pelas demais citações. e sobre meu humor e fisicalidade… estive exausto o dia inteiro.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: